quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Concerto. Amigos maiores que o pensamento

 

 Concertos

“Amigos maiores que o pensamento”

Dossier de imprensa







Amigos maiores que o pensamento”

Há vários anos que o grupo “Canto Daqui”, da cidade de Braga, evoca o aniversário da morte de José Afonso no dia 23 de Fevereiro, organizando um espectáculo de homenagem a este incomparável músico e compositor, figura central do movimento de renovação da música portuguesa nos anos 60 e 70.

No ano 2011, o grupo Canto Daqui levou este concerto de “Tributo a Zeca Afonso” à imponente sala principal do Theatro Circo de Braga num grande espectáculo com vários momentos (ver fotos) apresentando a história e a música deste fantástico compositor e intérprete.

Neste concerto foram visitados vários temas do vasto repertório de grande qualidade que nos deixou Zeca Afonso, apresentando novas sonoridades através da interpretação levada a cabo por várias formações.

Deste concerto resultou a gravação ao vivo de um CD duplo, com o espectáculo inteiro, que será lançado no início de Fevereiro 2012 e que contará com a sua apresentação oficial no concerto de 23 de Fevereiro 2012. (ver foto da capa)

Em 2012 faz, respectivamente, 25 e 30 anos que José Afonso e Adriano Correia de Oliveira decidiram pegar na trouxa e zarpar.

O grupo Canto Daqui decidiu juntar-se e subscrever o manifesto criado pela Associação José Afonso intitulado “Amigos maiores que o pensamento” e dedica então a iniciativa deste ano, conjuntamente com o município de Braga, à celebração do aniversário da morte dos dois, num tributo com dois concertos (23 e 24 de Fevereiro, 2012).

“Usemo-los como pretexto de celebração propulsor da convergência necessária entre todos os que vierem por bem e quiserem lutar por um mundo melhor, porque é tempo de ir para a rua gritar!

Cantos velhos, cantos novos; lutas velhas, lutas novas… Unidos pelos tons maiores dos nossos sonhos, pelo arco-íris da diversidade, estaremos juntos e não nos deixaremos esmorecer… mesmo quando os ventos não prestem ou as marés não convenham”

Foto do concerto de 23 de Fevereiro, 2011

N

Depois do sucesso obtido com a iniciativa de 2011 (foto acima), num Theatro Circo que se encheu de público, boa música, entusiasmo e emoções muito fortes, o grupo Canto Daqui, em conjunto com o município de Braga, decidiu realizar este ano dois concertos, que terão lugar nos dias 23 e 24 de Fevereiro no Theatro Circo de Braga pelas 21,30h, esperando assim que desta forma todos aqueles que não conseguiram ver o espectáculo no ano passado por falta de bilhetes o possam fazer este ano.

Neste espectáculo participam, à imagem do ano passado, os grupos: Canto Daqui, Sopros de Zeca e o Coro da Associação de Pais do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, para além de outros músicos e solistas convidados.

Pelo palco passam mais de 60 elementos integrando formações diferentes e criando um ambiente sonoro com novas abordagens muito interessantes de temas bem conhecidos do público. Nas últimas músicas estão todos os elementos em palco, criando assim um momento único e apoteótico para finalizar o espectáculo.

A estreia deste projecto ocorreu no passado dia 23 de Fevereiro no Theatro Circo de Braga, espectáculo no qual foi gravado um CD ao vivo que será apresentado no primeiro destes dois concertos, ou seja, dia 23 de Fevereiro 2012.

Filipe Cunha

A Direcção Musical deste concerto está a cargo do Prof. Filipe Cunha (Braga), produtor musical, professor e músico multi-instrumentista (cordas e sopros).

Da sua autoria são todas as orquestrações, arranjos musicais e condução de ensaios e restante preparação dos concertos.

Para além de professor é ainda Director Musical do grupo “Sons do Minho” (Viana do Castelo), membro do grupo “Tramadix” (Braga) e elemento integrante do grupo Canto Daqui.

Ficha Técnica:

Organização: Grupo Canto Daqui (Braga)

Apoio: Câmara Municipal de Braga

Theatro Circo

Apresentação: Camilo Silva e Maria José Torcato

Participantes: Grupo Canto Daqui

Grupo Sopros de Zeca

Coro da Ass. Pais do Cons. Calouste Gulbenkian de Braga

Solistas e outros músicos convidados

Direcção Musical: Prof. Filipe Cunha

Esta iniciativa conta com o apoio da rádio Antena 1 que noticiará os concertos entre 13 e 24 de Fevereiro, realizará passatempos com oferta de ingressos, e fará a cobertura dos espectáculos para eventual transmissão em directo (dia 24) e em diferido durante o resto do ano 2012.

Capa do Disco (CD duplo)

Apresentamos aqui a capa do disco gravado ao vivo no espectáculo de 23 de Fevereiro, 2011, no Theatro Circo de Braga, editado pela editora Açor (Porto) e estará à venda nas lojas “Fnac” e “El Corte Inglês” de todo o país já no mês de Fevereiro 2012.

O lançamento oficial será feito no concerto de dia 23 (o primeiro concerto).

O disco entretanto lançado será difundido a nível nacional pela Antena 1 e será utilizado numa semana inteiramente dedicada a José Afonso.

Esta iniciativa terá o seu pontapé de saída já no próximo dia 17 de Fevereiro, 2012, pelas 21,30h, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em Braga, onde haverá lugar a um debate, organizado pelo grupo Canto Daqui, sobre a vida e obra de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

Este debate conta com a presença do musicólogo Mário Correia e do jornalista Rúben de Carvalho. Ver cartaz do evento acima.

Os Grupos

“Canto D’Aqui”

Fundado em 1984 e já com dois discos gravados o grupo Canto Daqui é já uma referência no panorama da musical nacional desenvolvendo um trabalho de grande relevo na pesquisa e divulgação da música tradicional portuguesa.

Composto por 10 elementos numa formação com Guitarras, Bandolins, Viola Braguesa, Cavaquinho, Baixo, Flauta Transversal, Clarinete, Acordeão, Vozes e Percussões, o grupo dedica-se à recolha de temas da música tradicional portuguesa desde o Minho até às Ilhas, dando-lhe novas roupagens e novas sonoridades, enriquecendo assim o cancioneiro nacional.

Canto Daqui

“ A génese da música tradicional é a expressão da própria vida dos homens, do seu trabalho, da família, da ocupação dos tempos de lazer e, essencialmente, da comunicação com os outros.

A música exprime, sobretudo, a identidade cultural de um povo.

Cantar as suas músicas significa interpretar os desejos, tristezas, ambições, aspirações e conquistas de um povo que, afinal, também o somos. ”

“Sopros de Zeca”

O Grupo “Sopros de Zeca” foi formado este ano para a realização deste Tributo especificamente e é composto por 10 elementos, todos eles notáveis executantes, e quase todos profissionais e/ou estudantes de música.

Os elementos estão distribuídos pelos seguintes instrumentos: 2 Flautas Transversais, 1 Clarinete, 1 Trompete, 1 Trompa, 1 Tuba, 2 Violoncelos e 2 Percussionistas.

A direcção artística e musical está a cargo do prof. Filipe Cunha.

O grupo “Sopros de Zeca” intervém neste concerto com a execução de temas instrumentais e acompanhando vários solistas, sendo alguns deles membros do grupo Canto Daqui e outros solistas convidados.

Coro da Ass. Pais do Conservatório Gulbenkian”

Formado pelos pais dos alunos do conservatório Calouste Gulbenkian de Braga e contando em média com 30 a 40 elementos nos espectáculos, desenvolve um trabalho notável no âmbito da música clássica e participa habitualmente em concertos com o grupo Canto Daqui. A colaboração e a amizade entre estes dois grupos já vem de longe.

Canto Daqui e Coro da Ass. De Pais do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga

O resultado…”

Grândola Vila Morena

O Theatro Circo cheio aplaudiu de pé

Folheto do Espectáculo no Theatro Circo

Contactos:

Email: filipecunha@zonmail.pt

geral@cantodaqui.com

Telefones:

Filipe Cunha – 916 759 506 ou 927 713 197

Jaime Torres – 917 205 991 ou 253 676 568

www.grupocantodaqui.com

Sem comentários: